terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Natsumi

Por enquanto não esbarrei com nenhum descendente de japonês aqui no navio. Já faz quase um mês que estou embarcada e ainda tem gente que fica confuso: cara de japonesa, falando em português e bandeirinha do Brasil no uniforme. Algumas pessoas até acham que sou filipina, mas a grande maioria percebe que sou japonesa. É a primeira vez que eu sinto o peso da raça no meu dia-a-dia. É intrigante pensar que sou a única japonesa na tripulação inteira. Até agora não sofri nenhum tipo de preconceito, só tenho que agüentar as pessoas fazendo as piadinhas de sempre. É chato porque eu nem sou japonesa, nem nunca fui pro japão, nem falo japonês. Eu nem gosto de sashimi. Tem filipino que conhece muito mais o Japão do que eu, afinal é tudo lá pro mesmo lado. Meu name tag – o crachá que a gente usa até quando está de pijama – veio errado e trocaram meu sobrenome pelo meu segundo nome. Daí, muitas pessoas estão me chamando de Natsumi. Eu nunca usei esse nome, sempre achei muito comprido escrever meu nome inteiro, mas estou curtindo essa troca. Afinal, é assim que me sinto, sei que não sou a mesma pessoa a bordo. Nada melhor que um nome diferente pra usar dentro do navio.

2 comentários:

carina paccola disse...

Puxa, Karina, deve ser bem diferente viver neste limite de espaço e, pelo jeito, limite de ideias também. Às vezes no mundo terreno - longe do mar - a gente vive situações que fazem nos sentir mesmo fora d´água. Agora, vc nesse aquário, mesmo estando dentro d´água, vc está fora, né? Legal que você está conseguindo registrar essas sensações. Boa sorte por aí, dona Natsumi!

Fernando Henares disse...

natsumi.
eu sempre tive curiosidade em saber por que não usava natsumi. Gosto pessoal talvez, encrenca, apenas coisas pequenas, adolescência, escola, essas coisas.....nenhuma dessas, sei lá.
Também posso dizer que nunca assumi essa minha curiosidade, e avabei nunca perguntando. Que sempre houve várias karinas, isso sim, que sempre houve personalidades brilhantes dentro da mesma face, também sempre tive certeza.
Fico contente com as novas Karinas, sejam yamadas ou natsumis, que o novo sempre seja bemvindo, que a vida haja dessa forma, sempre proporcionando mudanças incriveis.
Anraços querida Natsumi.