domingo, 13 de março de 2011

Até onde se pode chegar

Nyalesund foi o lugar mais longe onde já estive. Fica no arquipélago de Spitzbergen, acima do círculo polar ártico. Longe pra chuchu. É tão perto do pólo norte que tem seis meses de sol e seis meses de noite por ano. Nem acredito quando olho no mapa e vejo o quanto esse lugar é longe daqui. De um jeito ou de outro, eu fui muito mais além do que eu poderia imaginar. Estive em Nyalesund apenas duas vezes, quando tive que permanecer uma hora pra fora do navio a trabalho, sob um frio de 4 graus. Foram minutos mágicos, eu olhava para as montanhas cheias de gelo e tinha a consciência de que estava literalmente no fim do mundo. Às vezes, tenho a impressão de que foi um sonho que eu tive. Mesmo assim, encoberta por uma névoa onírica, a lembrança desse lugar me traz a certeza de que sempre é possível ir mais longe. Daqui dois dias vou para o Rio de Janeiro, estudar e tentar a sorte. Quando o medo de partir vem sussurrar no meu ouvido, eu tento lembrar que o Rio é bem mais perto que Nyalesund.

Um comentário:

janaog disse...

... e beee(...)eem mais perto de Sampa que essas montanhas, hehe!
Amiga, que você seja muito feliz na nova empreitada, imbuída, como é da sua natureza, de uma coragem inspiradora.
Estou aqui pro que precisar. E vá com fé, que tem muita gente que a ama torcendo por você, tá?
ps.> ponte: é nóis. hahaha!
beijo, flor!