quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Estranho Mundo

Há um ano atrás, precisamente no dia 22 de setembro, eu estava no Rio de Janeiro prestando meu primeiro concurso público. Estava muito nervosa e ansiosa, fiz a prova como se fosse a minha última chance de ser salva. Por coincidência, no mesmo dia 22 de setembro deste ano, lá estava eu novamente no Rio de Janeiro, prestando um concurso público. A única diferença é que não era o primeiro, mas sim o oitavo. Muita coisa mudou do primeiro ao oitavo concurso. Não faço mais o concurso como se fosse o último, não saio mais da prova contando os minutos para ver o gabarito, não fico me culpando por uma questão errada, não fico sonhando em ver meu nome na lista dos aprovados. Agora, cada prova tem sido somente como mais um degrau que eu tenho que escalar para chegar onde quero. Já pensei em desistir incontáveis vezes, mas não posso jogar tudo o que já consegui no lixo. Preciso continuar porque a persistência faz parte do teste. Também aprendi que o tempo é diferente no mundo dos concursos. Só quem está vivendo dentro dele pode realmente entender o que isso quer dizer. No mundo real, quando dizemos que alguma coisa está demorando para acontecer, geralmente a gente está se referindo a alguns dias ou, no máximo, a alguns meses. No mundo dos concursos, esperar meses por um edital, por um resultado ou por uma nomeação é a regra. Quando demora é porque já se passaram anos. Faz um ano que prestei meu primeiro concurso e, por incrível que pareça, os aprovados não tomaram posse até hoje. Eu passei em um concurso da Prefeitura de Londrina e vou assumir para poder continuar estudando. O resultado saiu há três meses e ainda não fui nomeada. Por causa de problemas no orçamento do município, corro o risco de começar só daqui quatro meses. Ou seja, em um ano na vida de concurseira comprovei a veracidade de um das frases mais batidas dos livros de autoajuda: "TUDO TEM O SEU TEMPO PARA ACONTECER". Pior é que é verdade.

3 comentários:

Luluca Boettcher disse...

Já dizia o profeta.. "devagar se vai ao longe" ;) Boa sorte e sucesso.. to sempre torcendo por vc!!!

mari disse...

tb tô torcendo e não vou parar mesmo que você passe no concurso desejado e se mude para longe...torcer por você é muito legal e você merece tudo de bom! bjocas

janaog disse...

tempo, tempo, tempo, tempo... ah, a música faz todo o sentido. beijo, ká, saudades.