Faz uma semana e meia que estou no Rio de Janeiro. Ainda não sei dizer qual é o sentimento que vai aqui dentro, porque no fundo eu acho que é uma mistura homogênea de sensações diversas. Impossível definir. A cada dia, acrescento um detalhe novo na imagem da cidade que eu trouxe comigo. Antes, era só Copacabana e Ipanema. Agora, o meu Rio de Janeiro também tem Lapa, Méier, Maracanã, São Gonçalo, Campinho. Nem tudo é maravilhoso na cidade maravilhosa. Mas, um domingo de sol na Praia Vermelha, ao lado do Corcovado, é bem bacana. Algumas coisas já aconteceram em 10 dias, algumas concretas, outras futuras. A melhor de todas é a sensação boa de estar tentando, de estar fazendo algo para realizar um grande sonho. Quanto tempo vou ficar por aqui, só deus sabe. Aliás, só ele sabe o que vai ainda vai acontecer na minha vida. De agora em diante, é correr atrás. Suar, trabalhar, acreditar. Agora é comigo.
domingo, 27 de março de 2011
domingo, 13 de março de 2011
Até onde se pode chegar
Nyalesund foi o lugar mais longe onde já estive. Fica no arquipélago de Spitzbergen, acima do círculo polar ártico. Longe pra chuchu. É tão perto do pólo norte que tem seis meses de sol e seis meses de noite por ano. Nem acredito quando olho no mapa e vejo o quanto esse lugar é longe daqui. De um jeito ou de outro, eu fui muito mais além do que eu poderia imaginar. Estive em Nyalesund apenas duas vezes, quando tive que permanecer uma hora pra fora do navio a trabalho, sob um frio de 4 graus. Foram minutos mágicos, eu olhava para as montanhas cheias de gelo e tinha a consciência de que estava literalmente no fim do mundo. Às vezes, tenho a impressão de que foi um sonho que eu tive. Mesmo assim, encoberta por uma névoa onírica, a lembrança desse lugar me traz a certeza de que sempre é possível ir mais longe. Daqui dois dias vou para o Rio de Janeiro, estudar e tentar a sorte. Quando o medo de partir vem sussurrar no meu ouvido, eu tento lembrar que o Rio é bem mais perto que Nyalesund.
terça-feira, 8 de março de 2011
Ainda Não
Está difícil. A vida anda tão complicada. Tinha decidido ir embora de uma vez, fiz inscrição pra pós-graduação no Rio na sexta-feira. Hoje é terça-feira e os planos mudaram todos de novo. É melhor eu parar com as despedidas até que as malas estejam realmente prontas.
Assinar:
Postagens (Atom)